Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home1/boomo210/public_html/noticia_v2.php on line 105

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home1/boomo210/public_html/noticia_v2.php on line 120

Warning: session_start(): Cannot start session when headers already sent in /home1/boomo210/public_html/noticia_v2.php on line 245
Você sabe as diferenças entre desenhos e animes? - Boomo
Você sabe as diferenças entre desenhos e animes?

Você sabe as diferenças entre desenhos e animes?

Animes
Desenhos
Cinema
Felipe

Oi eu sou o Felipe! Sou artista digital. Nesse blog falo sobre o que gosto e o que me inspira. Compartilho curiosidades sobre o mundo geek, tutoriais e muito mais.

Instagram: @lipemo_

Anime ou desenho? Para muitas pessoas isso é indiferente, mas para muito fãs ou pessoas que trabalham na área artística com certeza já notaram muitas diferenças e nesse  artigo você vai percebê-las e notar como a influência cultural pode ser forte nessa distinção

Desde que as animações japonesas cruzaram fronteiras e ficaram famosas houveram muitas discussões ao redor do mundo sobre esse assunto. Citarei aqui algumas das diferenças mais notáveis entre desenhos e animes, considerando o aspecto cultural e artístico.


 

Terminologia

A palavra "anime" no Japão refere-se a "todas as produções animadas" enquanto no Brasil significa "gênero de desenhos animados de origem japonesa". A Origem da palavra pode ter vindo de origem inglesa Animation (animação) ou da palavra francesa animé (Animado).

Black Star, Soul Eater

No Japão anime não é um gênero, pois são produzidos filmes animados com conteúdo variado, dentro de  todos os gêneros possíveis seja comédia, terror, drama, ficção científica, etc. Além disso eles possuem  gêneros japoneses conhecidos como Shōnen, Shōjo, Ecchi entre outros. 

Já os desenhos inicialmente foram usados como um modelo, ou estudo para pinturas. Mas com o tempo o termo "Cartoon" foi se modificando e hoje refere-se a desenhos, tirinhas e animações.


 

História

A história da animação é gigante e o primeiro desenho animado foi feito muito antes do século 18. Em 1868 John Barnes Linnett patenteou o primeiro Flip book com o nome kineograph. Em 1834 o Zootropo foi criado por William George Horner que consiste em um tambor circular com pequenas janelas recortadas, através das quais o espectador olha, o tambor gira e diferentes desenhos passam, causando a ilusão de que está se movendo.

Naruto The Last

Alguns dos desenhos mais antigos que conhecemos no Brasil são Gato Felix, Mickey Mouse e Betty Boop e partir daí as animações começaram a evoluir.

Os animes já tiveram uma história mais recente, por volta de 1937 nos estados unidos, estava sendo anunciado A Branca de Neve e os 7 anões, enquanto no Japão só em 1945 que estreou Momotarō: Umi no Shinpei o primeiro longa-metragem animado.


 

Assuntos de importância

Os desenhos geralmente são focados em comédia, fazer rir e muitos são criados com conceitos humorísticos desde desenhos infantis aos mais sérios, grande exemplos são os Simpsons, Family GuyPeixonauta, Galinha Pintadinha, Apenas um Show, Hora de Aventura, entre outros e no Brasil a ideia de fazer animação para comédia é muito forte.

Porém não podemos generalizar e existem sim grandes animações que abordam assuntos mais sérios e nem sempre tem a comédia como foco principal, algumas animações da Liga da Justiça abordam assuntos políticos e intrapessoais e inclusive desenhos mais infantis como a série Over the Garden Wall é considerada fantástica e dramática.

Peter Griffin descendo a escada

Já os animes além de possuírem uma diversidade muito grande de gêneros, eles também possuem muitos focos diferentes em termos de história e roteiro, existem animes que durante todos os seus episódios nem sequer tem uma piada e são extremamente dramáticos, outros são complexos e podem fazer você refletir sobre si mesmo, outros são filosóficos, alguns são de comédia, de ação e existem até mesmo animes eróticos e outros que abordam temas religiosos

Se você que acha que animes são "muito japoneses", talvez esteja enganado, muitos mangákas tentam trazer diferentes culturas para dentro de suas histórias, criando uma diversidade impressionante. 

Eren Yeager Shingeki No Kyojin

Grandes exemplos de animes que não tem a comédia como foco principal são Death Note, Shingeki no Kyojin, Chrone Crusade e Another. Mas existem sim muitos animes de comédia ou que pelo menos possuem em algum momento mais humor, como Naruto e Bleach, que os personagens podem brincar uns com os outros, fazer piadas, ser divertido, porém, a história em si aborda assuntos sérios.


 

Técnicas de animação

A princesa e o Sapo
Making of de A Princesa e o Sapo. Fonte da imagem: Disney

Apesar de toda a tecnologia muitos animes e desenhos ainda possuem produções com técnicas tradicionais de animação, criação de storyboard, dublagem, design dos personagens, etc. Porém nos animes os produtores constantemente reaproveitam muitos frames para não precisar fazer muitos desenhos, isso faz com que custo e velocidade de produção caia drasticamente. Na maioria das vezes a reaproveitação dos frames são imperceptíveis aos nossos olhos e a produção não perde tanta qualidade. Existe uma técnica de animação chamada Inbetweening na qual é desenhado frames intermediários entre poses chaves, essa técnica cria a ilusão de movimento, suavidade, entre outros efeitos, nem sempre são desenhados com extrema qualidade, entretanto costumam ser inperceptíveis aos nossos olhos.

Dragon Ball Super Frame
Um frame de um episódios do novo anime Dragon Ball Super que é quase imperceptível para nossos olhos enquanto assistimos.

Constantemente são usadas técnicas para economizar o tempo de produção. Repare que em muitos animes possuem cenas no qual o personagem está parado e somente a câmera está se movendo de um lado para o outro tocando uma música no fundo e muita das vezes os personagens no fundo estão totalmente parados como e o personagem principal mau pisca o olho,  essas cenas as vezes podem levar 4 segundos.


 

Estilos e características

Você pode facilmente diferenciar um anime de um desenho somente observando os traços físicos dos personagens. Geralmente os personagens de anime possuem olhos grandes, cabelos grandes e membros mais alongados, enquanto os personagens de desenho possuem traços próximos da realidade, porém, ainda são desenhos e alguns não respeitam essa regra tendo um estilo mais original, em Hora de Aventura por exemplo, os personagens  nem parecem ter ossos nos braços e possuem proporções e um estilo completamente diferente de Ben 10.

Avengers Assemble

As expressões faciais dos animes também são muito diferentes, por exemplo, quando os personagens  estão muito estressados, assustados, com medo, ou entediados costumam fazer expressões faciais exageradas, muitas das vezes o nariz some, veias aparecem na testa, a boca e os olhos mudam completamente e em alguns casos eles viram até chibi (aqueles personagens pequenininhos), os personagens podem até ter sangramento nasal quando estão perto do seu interesse amoroso. São muito detalhes e estereótipos que não encontramos na maioria dos desenhos, pois são da intrínsecos a cultura japonsesa.

Sangramento nasal de anime

 

O que acharam das diferenças entre os animes e os desenhos? vocês conheciam todas ou nunca perceberam diferenças? deixe nos comentários suas opiniões.

Fontes: Anime News NetworkOrzzzz, Imdb, História da Animação

O que você achou do post?
Gostei
Amei
Engraçado
Surpreso
Irritado
Triste
Contato