Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home1/boomo210/public_html/noticia_v2.php on line 105

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home1/boomo210/public_html/noticia_v2.php on line 120

Warning: session_start(): Cannot start session when headers already sent in /home1/boomo210/public_html/noticia_v2.php on line 245
7 Curiosidades sobre Vampiros que você não sabia - Boomo
7 Curiosidades sobre Vampiros que você não sabia

7 Curiosidades sobre Vampiros que você não sabia

Séries
Filmes
Livros
Cinema
Felipe

Oi eu sou o Felipe! Sou artista digital. Nesse blog falo sobre o que gosto e o que me inspira. Compartilho curiosidades sobre o mundo geek, tutoriais e muito mais.

Instagram: @lipemo_

Desde Nosferatu os vampiros veem se desenvolvendo em nossa sociedade, o temível monstro com sede de sangue que aterroriza pessoas nas profundezas da noite. Hoje em dia graças a Hollywood os vampiros estão conseguindo ter um outro lado, menos sombrio e aterrorizante e não é um conceito tão ruim, das trevas como um dia já foi, na saga Crepúsculo Edward é sedutor e até brilha e provavelmente você gostaria que ele mordesse o seu pescoço ;). Mas é claro, existem vampiros que são mais fiéis aos mitos, inclusive muitas pessoas consideram Drácula de Bram Stoker o primeiro romance vampiresco, mas existe algo ainda mais antigo de 1819 chamado O Vampiro de John Polidori, mas não entrarei em muito detalhes sobre isso.

Mas de onde veio esse termo Vampiro? Diferentes culturas, tem diferentes lendas, e com essa quantidade de variações torna-se difícil de saber o seu local de origem.

Stefan e Elena - The Vampire Diaries
Imagem: Prana-Film​​​​

Nosferatu é um filme alemão de 1922, em cinco
atos, dirigido por Friedrich Wilhelm Murnau.

O roteiro é uma adaptação do romance Drácula, de Bram Stoker
e narra a história de Conde Orlok um vampiro dos Montes
Cárpatos que se apaixona perdidamente por Ellen e traz o terror
à cidade dela, Wisborg.

1. As vezes é melhor ser solteiro

Provavelmente a primeira vítima de um vampiro recém transformado seria sua esposa ou marido de quando estava vivo, e porque não? A ideia é que qualquer um que realmente ame sua esposa/marido iria querer passar a eternidade junto, embora a morte seja inevitável, ninguém quer ir prematuramente e especialmente não pelas mãos de seu amado. Se você desconfia que seu parceiro acabou de ressurgir dos mortos e está com medo, tente cortar o cabelo, pintar, mudar um pouco o estilo de roupas e usar chapéus para cobrir um pouco o rosto. Vampiros não tem um olfato muito bom e não conseguem reconhecer pessoas direito, vai que você toma uma mordida enquanto está assistindo The Vampire Diaries.

Stefan e Elena - The Vampire Diaries
Imagem: The CW 


 

Drácula - Van Helsing2. Existe uma razão do porque os vampiros não tem reflexos

O que nos torna humanos? Nossa inteligência, Nossa conciência? Nossa Alma? O pensamento tradicional diz que nossa alma define nossa singularidade e não nosso corpo, ele permanecem na terra quando morremos e nossa alma transcende e vai para o céu, inferno ou age de acordo com sua crença pessoal. Os vampiros foram humanos que morreram e sendo assim não possuem alma e como a crença popular diz, nossos olhos são a janela da alma, provavelmente é por isso que eles não tem reflexos nos espelhos, como o vampiro espera ver a si mesmo se ele não tem alma? Acredita-se que o espelho só é capaz de refletir uma imagem combinada de corpo e alma, pensando bem vai que os objetos tem alma também pois meu espelho reflete eles (hehehe). O problema é que os vampiros não sabem se o cabelo está bem penteado ou se erraram no batom e até uma tarefa simples como escovar os dentes pode ficar difícil. 

Imagem: Universal Studios


 

3. Talvez você conheça um vampiro

Talvez você não tenha realmente conhecido um vampiro, a verdade é que existem pessoas que podem ter algumas características dos vampiros e isso é causado por uma doença chamada Porfiria a doença do Drácula, os sintomas são fraqueza, sensibilidade a luz paranoia e até alucinações, quem sofre dessa doença não tem vontade de beber sangue porém há chances dos seus dentes ficarem um pouco manchados causando a impressão de que bebem. Existem muitas pessoas com hábitos e vontades estranhas nesse mundo e algumas até gostam de beber sangue, sério, existem até comunidades na internet de pessoas que acreditam ser realmente vampiros.



Vlad, o Empalador

4. Os vampiros que conhecemos provavelmente foram baseados em pessoas de verdade

Vocês já ouviram a história de Vlad, o Empalador? Foi príncipe da Valáquia e considerado um monstro, um assassino sádico, que não só causou dor física ao seus inimigos em batalha mas também procurou causar sofrimento emocional e psicológico, seu apelido "Empalador" teve origem em seu hábito de matar os inimigos por meio do empalamento, uma prática popularizada por diversos panfletos medievais na Transilvânia. Dizem que Vlad foi a inspiração de Bram Stoker para a criação de Drácula e ainda existe uma teoria que Elizabeth Bathory da Hungria, acusada de crimes hediondos é a mãe dos vampiros.

Imagem: University of Texas Portrait Gallery


 

5. Porque eles dormem em caixões?

Barnabas - Sombras da NoiteOs vampiros precisam dormir? Eles não estão mortos? Presumivelmente é para eles escaparem da luz do sol que podem queima-los e também para ficarem bem descansados para a noite de caçada, uma das coisas que fazem os vampiros terríveis é o fato deles serem noturnos. Os vampiros precisam voltar ao seu local de descanso, Mas a ideia do caixão surgiu porque se as pessoas suspeitassem que alguém se tornou um vampiro, seus corpos eram exumados e algumas vezes eram encontrados em posições diferentes devido a decomposição, mas as pessoas convictas acreditavam que o "morto" tinha voltado de uma caçada durante a noite.

Imagem: Warner Bros


 

6. Outras criaturas também podem ser vampiros

Existem diversos animais que são hematófagos, ou seja, se alimentam de sangue, como carrapatos, mosquitos, sanguesugas, morcegos e até alguns peixes e aves, os morcegos vampiros tem sensores de temperatura ao redor do nariz que são capazes de detectar o local que tem mais sangue no corpo de alguém. Indo para o lado místico as sereias também tem qualidades de vampiros, porém em vez de ir atrás do sangue dos navegantes elas buscam por suas almas, como um dementador.


 

Anúbis7. Vampiros Egípcios

Anúbis era o guardião do submundo ele guiava e conduzia a alma dos mortos. Os egípcios acreditavam que no julgamento de um morto o coração dele era pesado numa balança juntamente com a Pena da Verdade, caso o coração fosse mais pesado que a pena o defunto era comido por Ammit (um demônio), mas caso fosse mais leve a pessoa em questão poderia ter acesso ao paraíso ou a alma voltaria ao corpo. Anúbis era quem guiava a alma dos mortos.

De acordo com o livro dos mortos se alguma parte da alma não recebesse uma oferenda a alma voltaria para o corpo a fim de encontrar alimento (sangue) e que a alma seria capaz de suntentar-se em vigor da vida de outro ser vivo. Apesar de não saber ao certo como o mito começou alguns autores sugerem que os vampiros apareceram com a feitiçaria no Egito, como um “demônio” que teria sido convocado para este mundo, vindo de outro. Logo no começo da série Penny Dreadful da HBO podemos ver diversas referências de vampiros egícipcios, livro dos mortos entre outros.

Imagem: SirenD


 

De fato existe uma diversidade de histórias e mitos, mas todos eles parecem estar evoluindo com nossa sociedade, as adaptações cinematográficas também são muito boas, o que você acha?

 

Fontes: What Culture | Touregypt | Nosferatu

O que você achou do post?
Gostei
Amei
Engraçado
Surpreso
Irritado
Triste
Contato